Posts recentes

  • Autopeças: o desafio de acesso ao mercado
  • Pós-venda: a necessária transformação
  • SERVIÇO E RELACIONAMENTO, O DIFERENCIAL
  • Produtores de soja devem ter lucro em 2024, projeta Datagro
  • Ambiente tóxico é principal razão para pedidos de demissão

Comentários

No comments to show.
  • Sobre
  • Como podemos ajudar
    • Consultoria de Processos
    • Estratégia de acesso ao mercado
    • Treinamentos
      • Gestores
      • Equipes
  • Conteúdos
  • Contato
  • Login
  • Área Restrita

Saiba quais devem ser os desafios dos executivos brasileiros nos próximos três anos

Levantamento realizado pela consultoria EY ouviu cerca de mil profissionais empostos de decisão

Autor: Jacilio Saraiva

Data: 05/09/2023

Fonte: Valor Econômico

O cenário econômico global, apontado por 45% dos entrevistados; as incertezas políticas (40%) e a incorporação de tecnologias disruptivas (40%) são os três principais desafios externos que devem impactar os negócios, nos próximos três anos.
Os dados são do estudo “Desafios e tendências das empresas na América Latina 2023”, realizado pela consultoria EY entre fevereiro e abril de 2023. O levantamento, obtido com exclusividade pelo Valor, ouviu cerca de mil executivos em postos de decisão em 18 países, incluindo o Brasil.
Internamente, os gargalos das organizações nacionais estão ligados a melhorias operacionais, produtividade e custos (46%); crescimento da participação no mercado (36%), tecnologia e transformação digital (33%). Logo após aparecem inovação (32%), estratégia e transformação de negócios (31%).

“O que mais chama a atenção na pesquisa é que no Brasil, além das questões
‘tradicionais’, como o cenário econômico, aumento e pressão de custos, incertezas políticas e concorrência, a incorporação de tecnologias disruptivas se destaca como a terceira (40%) mais pontuada pelos executivos”, diz Victor Guelman, sócio-líder de markets e business development da EY Brasil.

uando deixamos de olhar “para fora” das organizações, explica o especialista, e elencamos os desafios internos, percebe-se também a maior presença da necessidade de adotar tecnologias que impulsionem a transformação digital [33%], aspecto muito próximo do crescimento de mercado [36%] e da busca de melhorias operacionais [46%].

“O que mais chama a atenção na pesquisa é que no Brasil, além das questões ‘tradicionais’, como o cenário econômico, aumento e pressão de custos, incertezas políticas e concorrência, é a incorporação de tecnologias disruptivas ”, diz Victor Guelman, sócio-líder de markets e business development da EY Brasil. 

De acordo com Guelman, a procura e adoção de tecnologias para incrementar modelos operacionais não é algo novo nas pesquisas e tem crescido em relevância. “E o que é mais importante, vem se disseminando com muita facilidade, o que permite que novos entrantes ‘incomodem’ de forma mais rápida, pressionando os custos e margens das empresas.”
Outro ponto de reflexão nos resultados da análise é a necessidade crescente de focar na transformação digital, tendência impulsionada pela busca da melhoria operacional e da produtividade, lembra o executivo. “Esses dois desafios aparecem, com muita relevância, em todos os setores pesquisados.”
Diante dos dados, a recomendação de Guelman para as chefias é alinhar modelos de negócios com as tendências tecnológicas. “Percebemos na pesquisa que 40% dos executivos brasileiros já revisitaram os modelos das suas operações para os desafios dos próximos três anos, mas a maioria ainda está em processo.”
O estudo mostra que focar em inovação (87%), incrementar a produtividade com tecnologia (84%) e incorporar tecnologias disruptivas (77%) são estratégias que devem ser consideradas quando as equipes forem revisitar práticas de negócios, explica.
Na América Latina, quando perguntados sobre qual frase reflete o momento da empresa, 34% dos dirigentes dizem que “está avançando em uma nova realidade” –ou montando estratégias e modelos de negócios – e 30% apontam que as corporações estão “acelerando e aproveitando oportunidades.”
Na base do ranking, aparecem percepções como “estão reagindo à contingência e procurando maneiras de se adaptar e se reinventar” (20%) e “sobrevivendo para dar continuidade aos negócios” (10%). Apenas 5% dizem “esperando pela melhoria do cenário político para agir”.
Em comparação, no Brasil, 31% dos entrevistados afirmam que a companhia está avançando ou acelerando (39%); reagindo (23%) e sobrevivendo (5%).

“Embora o percentual de cada observação não seja maior que 50%, podemos observar que os dois primeiros itens assinalados pela maioria são os mais otimistas das opções”, pondera o consultor. Parte desse otimismo e resiliência é um reflexo da pandemia, que obrigou as organizações a acelerarem os planos de transformação digital, diz.

“Após a covid-19, período conturbado no mundo inteiro, os executivos aprenderam a ‘trocar o pneu com o carro em movimento’”, afirma. “Isso significa que estão implementando soluções a curto prazo e, para isso, investem cada vez mais em tecnologia como um agente facilitador dos negócios.”

Além do Brasil, participam da pesquisa diretores e membros do C-level de organizações da Argentina, Honduras, Bolívia, México, Nicarágua, Chile, Panamá, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Peru, Equador, República Dominicana, El Salvador, Uruguai, Guatemala e Venezuela.

Baixe essa matéria em PDF

Como podemos ajudar

  • Consultoria de Processos
  • Estratégia de acesso ao mercado
  • Treinamentos
    • Gestores
    • Equipes

Suporte

  • Contato

SIGAM NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook Youtube Instagram Linkedin
×
Cookies
We serve cookies. If you think that's ok, just click "Accept all". You can also choose what kind of cookies you want by clicking "Settings".
Settings Accept all
Cookies
Choose what kind of cookies to accept. Your choice will be saved for one year.
  • Necessary
    These cookies are not optional. They are needed for the website to function.
  • Statistics
    In order for us to improve the website's functionality and structure, based on how the website is used.
  • Experience
    In order for our website to perform as well as possible during your visit. If you refuse these cookies, some functionality will disappear from the website.
  • Marketing
    By sharing your interests and behavior as you visit our site, you increase the chance of seeing personalized content and offers.
Save Accept all

Social Chat is free, download and try it now here!